O que é?
A Lipoabdominoplastia Circunferencial é o procedimento cirúrgico mais completo para o tratamento do excesso de gordura subcutânea abdominal, associado ao excesso de pele e/ou flacidez cutânea, permitindo também corrigir uma possível diastase (afastamento) dos músculos retos abdominais.
Quando está indicado?
Estas alterações podem ocorrer em diferentes idades e em ambos os sexos, como consequência de perdas de peso muito significativas. No entanto, este procedimento é mais frequentemente realizada no sexo feminino, devido a alterações corporais resultantes da gravidez ou menopausa.
Como é realizado o procedimento?
A primeira parte desta cirurgia consiste na lipoaspiração circunferencial do tronco (lipoaspiração de toda a região abdominal, flancos e dorso). Em seguida, realiza-se a abdominoplastia, através da qual é realizada a plicatura da fáscia dos músculos retos abdominais para correcção da diastase abdominal, transposição do umbigo e excisão da pele em excesso.
É necessário cicatriz?
A remoção da pele em excesso de todo o abdómen implica a criação de uma cicatriz que fica estrategicamente posicionada ao nível da linha do biquíni, de forma a não ser visível durante a utilização do mesmo. Quanto menor for a quantidade de pele a remover, menor será a cicatriz.
Denomina-se por Miniabdominoplastia quando a cicatriz é mais pequena, ficando entre as regiões inguinais.
Que tipos de tecnologia são usados?
A utilização de tecnologias modernas permite aumentar a segurança e melhorar a eficácia da lipoaspiração, optimizando o tempo cirúrgico e os resultados obtidos.
O MicroareR é um sistema de vibrolipoaspiração que possibilita lipoaspirar uma maior volume de gordura no mesmo intervalo de tempo. Por sua vez, o VaserR é um sistema de ultrassons que permite aumentar a retração dos tecidos e diminuir o risco de irregularidades.
Pode ser combinado com outras cirurgias?
Esta cirurgia é frequentemente realizada em combinação com outros procedimentos tais como a cirurgia mamária, Lifting das coxas ou Lifting dos braços.