O que é?
A Blefaroplastia é a cirurgia de rejuvenescimento das pálpebras, que permite melhorar a abertura do olhar e devolver um olhar descansado e leve. Deve designar-se como Blefaroplastia Superior ou Blefaroplastia Inferior, quando são intervencionadas as pálpebras superiores e inferiores respetivamente.
Quando está indicado?
A principal razão para a realização desta cirurgia é o envelhecimento periorbitário que se caracteriza pela flacidez e excesso de pele das pálpebras. É muito comum a partir da quarta ou quinta décadas de vida e confere um olhar mais fechado, menos expressivo e mais cansado. Nos casos mais severos pode haver um compromisso funcional com limitação da visão. O excesso de gordura nas pálpebras, especialmente nas inferiores, ou a ptose (queda) das pálpebras superiores também são motivos frequentes para a realização desta cirurgia.
Como é realizado o procedimento?
A Blefaroplastia Superior consiste na excisão de pele em excesso das pálpebras superiores, a excisão do excesso de gordura das suas bolsas, assim como a correção da posição do músculo elevador da pálpebra superior nos casos em que existe ptose (queda) da pálpebra. Por sua vez, a Blefaroplastia Inferior permite a excisão de pele em excesso das pálpebras inferiores, a excisão do excesso de gordura das suas bolsas e também permite corrigir a flacidez da pálpebra inferior através da cantopexia ou cantoplastia lateral, isto é, através da plicatura ou reposicionamento do canto lateral da pálpebra inferior.
Qual o tipo de anestesia utilizado?
A Blefaroplastia Superior isolada pode ser realizada sob anestesia local. Por sua vez, a Blefaroplastia Inferior isolada ou em combinação com a Blefaroplastia Superior deve ser realizada sob anestesia geral.
Pode ser combinado com outras cirurgias?
É muito frequente a sua combinação com outras cirurgias faciais, nomeadamente a Browlift, o Facelift e o Necklift. A combinação destas cirurgias potencializa o rejuvenescimento facial.