O que é?
A Otoplastia é a cirurgia que permite corrigir e melhorar o formato e a posição do pavilhão auricular.
Quando está indicado?
A orelha alada, commumente chamada orelha de abano, é a deformidade mais frequente e a principal razão pela qual os utentes recorrem à consulta. Esta deformidade pode apresentar diferentes graus de severidade e caracteriza-se primariamente por um afastamento pronunciado do pavilhão auricular em relação à calote craniana. Também é frequente verificar-se um aumento da quantidade de cartilagem da região da concha, assim como uma perda de definição de estruturas do pavilhão auricular tais como o antihélix.
Como é realizado o procedimento?
A Otoplastia é a realizada através de uma incisão retroauricular (atrás da orelha), o que permite aceder à cartilagem e deixar a cicatriz escondida e imperceptível.
As técnicas de remodelação, moldagem e/ou excisão de cartilagem do pavilhão auricular são aplicadas caso a caso e de acordo com as particularidades de cada indivíduo.
Em que idade deve ser realizada?
Este procedimento cirúrgico pode ser realizado a partir dos 5 anos de idade, altura em que o pavilhão auricular já atingiu 85% do seu desenvolvimento.
Apesar de frequentemente realizada na infância, também é um procedimento realizado em idade adulta com ótimos resultados estéticos.
Qual o tipo de anestesia utilizado?
A Otoplastia pode ser realizada sob anestesia local nos utentes em idade adulta ou com anestesia geral nas crianças e em utentes que não tolerem ou não queiram um procedimento com anestesia local.
Pode ser combinado com outras cirurgias?
Este procedimento pode ser combinado com outras cirurgias, sendo mais frequente a sua combinação com cirurgias da face, tais como a Rinoplastia.