O que é?
A Mamoplastia de Redução é o procedimento cirúrgico que permite reduzir o volume da mama e simultaneamente melhorar a sua forma, contorno e projeção.
Quando está indicada?
A Mamoplastia de Redução deve ser realizada na presença de hipertrofia mamária, isto é, quando se verifica um marcado aumento do volume mamário. Este problema afeta uma enorme quantidade de mulheres de diferentes faixas etárias e tem repercussões estéticas e funcionais.
Como é realizado o procedimento?
A hipertrofia mamária está normalmente associada a uma ptose mamária (queda dos tecidos mamários) e perda de projeção da mama. Os principais objetivos desta cirurgia consistem na redução do volume mamário e na subida dos seus tecidos.
Para um adequado rejuvenescimento da mama, é necessário reduzir o seu volume como também remover a pele em excesso e remodelar o tecido mamário.
Que formato de cicatrizes são utilizados?
As cicatrizes resultantes dos dois padrões de excisão de pele mais frequentemente utilizados consistem na cicatriz em T invertido e a cicatriz circunvertical. A escolha do tipo de cicatriz está diretamente relacionada com o grau de hipertrofia mamária e com o excesso de pele. A técnica com cicatriz em T invertido é mais indicada nos casos em que se verifica um excesso de pele muito acentuado, por sua vez a cicatriz circunvertical fica reservada para os casos mais moderados.
Pode ser combinado com outras cirurgias?
Esta cirurgia é frequentemente realizada em combinação com a Lipoabdominoplastia Circunferencial.