O que é?
A Rinoplastia é o procedimento cirúrgico que tem como objetivo modificar a forma, o tamanho ou a funcionalidade do nariz.
É uma cirurgia que requer uma avaliação cuidadosa por um cirurgião plástico certificado de forma a planear adequadamente o procedimento e entender os potenciais riscos e benefícios da sua realização.
Quando está indicado?
Por motivos estéticos, incluindo corrigir a bossa do dorso nasal, o desvio do dorso, a queda da ponta nasal, a ponta nasal bulbosa, o alargamento das narina, o alargamento do terço médio do nariz, as irregularidades e/ou deformidades pós traumáticas, o nariz longo, o nariz achatado, entre outras. Pode igualmente ser realizada por motivos funcionais que se caracterizam por maior dificuldade respiratória causadas por desvio do septo ou colapso da válvula nasal. Adicionalmente, a Rinoplastia também está indicada em deformidades congénitas.
Como é realizado o procedimento? Qual a diferença entre Rinoplastia Fechada e Aberta?
A Rinoplastia pode ser realizada através de uma abordagem aberta ou fechada. Na abordagem aberta é utilizada uma pequena incisão na columela (base do nariz), que permite ao cirurgião levantar a pele e aceder a todas as estruturas do nariz. Na abordagem fechada, são utilizadas incisões por dentro das narinas.
Dependendo do objetivo final, na Rinoplastia o cirurgião pode remover ou moldar a cartilagem ou pode adicionar enxertos de cartilagem para atingir os resultados estéticos pretendidos ou melhorar a função respiratória.
Qual a diferença entre Rinoplastia Estrutural e Preservadora?
A Rinoplastia Estrutural envolve a modificação da estrutura do nariz através da moldagem ou remoção do osso e cartilagem para o alcance dos resultados estéticos e funcionais pretendidos. A Rinoplastia Preservadora foca-se na correção de alterações mais subtis do nariz, procurando corrigi-las mas preservando as estruturas anatómicas do nariz tanto quanto possível. A escolha entre uma técnica ou outra depende das necessidade específicas de cada pessoa, sendo que cada cirurgia é personalizada e individual.
Qual a tecnologia utilizada?
Com auxílio de exames de imagem, nomeadamente a Tomografia Computorizada (TC), a avaliação em consulta é essencial para efetuar o correto diagnóstico e definir o plano de tratamentos. Para além disso, na nossa consulta dispomos de um sistema de imagem tridimensional VectraR que nos permite planear a cirurgia e simular o resultado final. Esta ferramenta é muito útil para o cirurgião e utente discutirem os possíveis resultados e realizarem um ajuste de expectativas.
Pode ser combinada com outras cirurgias?
A Rinoplastia pode ser combinada com outras cirurgias corporais, tais como a Mamoplastia ou, mais frequentemente, com cirurgias faciais como a Blefaroplastia ou a Otoplastia.